21 de março Dia Internacional das Florestas e da Árvore.

 

A comemoração da data foi estabelecida para o dia 21 de março, em virtude do início da Primavera no Hemisfério Norte, de onde partiu a ideia da criação da data.

Em 1971, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) sugeriu a criação do “Dia Mundial da Floresta”.

Assim, no dia 21 de março do ano seguinte foi comemorado, na Europa e em muitas outras regiões do mundo, o primeiro “Dia Mundial da Floresta” ou “Dia Internacional das Florestas”.

 

Estes lugares abrigam diversas espécies de animais e plantas, e também é uma fonte de matéria prima para o homem, produzindo frutas, celulose, madeira, materiais para exportação e muito mais.

A ONU estima que aproximadamente 31% de toda a Terra seja recoberta por florestas. No Brasil, elas ocupam, em média, 61,5% de todo o território nacional. Entretanto, esses números podem ser facilmente mudados, uma vez que a destruição desses biomas é cada vez maior, principalmente em razão do avanço da agropecuária e da exploração ilegal dos recursos, tais como a madeira.

As florestas são essenciais para a manutenção da vida na Terra, responsáveis pela manutenção da maior parte das fontes de água doce do planeta, em especial as matas ciliares (próximas aos rios), mantêm a integridade dos rios, protegem os solos de erosões do solo e fornecem-nos melhor qualidade de vida!